quinta-feira, 29 de março de 2012

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON REALIZA ENTREVISTAS COM CANDIDATAS A AGENTES DE LEITURA DE BARROCAS.

O Processo seletivo para formação de Agentes de Leitura do Programa MAIS CULTURA NO ESTADO DA BAHIA EDITAL Nº  03/2010, Está em sua Terceira  Fase, entrevistas, e a Fundação Pedro Calmon realizou nesta manhã de quinta-feira, dia 29 de março de 2012,  as entrevistas das 10 candidatas que estão selecionadas e com as entrevistas e Análise Curricular do Processo Seletivo serão definitivamente beneficiadas no programa.
As 10 candidatos foram entrevistadas por técnicos da Fundação Pedro Calmon no município de domicílio, Barrocas. 
 As candidatas vão aguardar agora o resultado em diário oficial do estado e já assinaram previamente o TAC.
 Além das entrevistas técnicas da FPC visitaram o Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã, a Biblioteca Municipal e o atelier de Zelito no cedro , que além de se deliciarem do saboroso churrasco, também conheceu a experiência artesanal da fabricação do artesanato do sisal.  

quarta-feira, 28 de março de 2012

Conceição do Coité: Emergência devido a seca faz prefeito cancelar micareta


Festa aconteceria entre os dias 28 e 30 de abril
De acordo com anúncio do prefeito Renato Souza a micareta de Conceição do Coité foi cancelada. Segundo o chefe de gabinete, Eudes Mateus, a festa que aconteceria entre os dias 28 e 30 de abril foi cancelada depois de uma reunião com gestores do município.
A justificativa para o cancelamento da festa foi a de que o município passa por um momento de estiagem e é preciso prestar assistência aos moradores que têm sofrido com a seca.
"O prefeito se reuniu com associações comunitárias da zona rural de Conceição do Coité e percebeu que, neste momento, é preciso priorizar medidas de combate à seca e que atenuem o efeito da estiagem sobre a população", explicou Eudes Machado.
Entra as medidas que devem ser adotadas pela prefeitura, está a distribuição de maior número de carros pipa e cestas básicas para a população afetada pela seca.
A festa, ainda sem data confirmada, pode ser realizada no período que antecedem o aniversário da cidade, no dia 7 de julho. "Ainda não há confirmação, mas se a situação já estiver sido contornada, a micareta pode acontecer em julho", falou o chefe de gabinete. Informações do Correio.

Prefeito anuncia a construção de um Museu Municpal em Caldas do Jorro

Na segunda-feira (26), o Prefeito Rubinho convidou o historiador Rubens Rocha e seu filho, o museólogo Rubens Rocha Filho, para tocar o projeto de criação do Museu Municipal de Tucano.
Rubens Rocha é autor do livro “História de Tucano”, “Caminhos de Lampião” e do curta metragem “Sertão dos Tocós”, entras outras obras,
Idealizado pelo Vereador Jorge Seixas, o museu ficará localizado na Praça Waldeck Ornelas, em Caldas do Jorro. O espaço será utilizado por visitantes e turistas, que poderão conhecer melhor a história de Tucano, fazendo parte do roteiro turístico da cidade.
Na oportunidade, o prefeito Rubinho falou sobre o empreendimento. “Meu desejo é que, no museu, os visitantes tenham acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa. Todos sabem da minha paixão pela educação, quero incentivar o conhecimento da história de nossa cidade pelas nossas crianças e adolescentes", destacou o prefeito ao site Bode assado.
Como instituição de memória, o museu das “Águas Quentes” cumprirá seu objetivo de preservação da experiência histórica, da cultura e das identidades sociais do povo e se tornará referência para as pessoas que ainda não tem acesso ao patrimônio de Tucano.

Começa nesta quarta (28) qualificação da SETUR para a Semana Santa de Serrinha

A Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (SETUR), através da Superintendência de Serviços Turísticos (Suset) promove cursos de qualificação destinados a pessoas que prestam serviços aos turistas em cidades baianas. Um desses começa nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, em Serrinha, visando preparar a população da cidade para receber cerca de 30 mil visitantes (dado prefeitura municipal) que chegam para o ‘Fogaréu’ e as encenações da Semana Santa, que transcorrem deste domingo, dia 1º, até 8 de abril.
“A Setur atua intensivamente na qualificação do receptivo ao turista; só no Carnaval deste ano e para a Vaquejada de Serrinha já foram qualificadas cerca de 650 pessoas entre Salvador, Maragojipe e Serrinha”, explica a Assessora Técnica e Coordenadora do Segmento de Turismo Religioso da Setur, Eloísa Caldeira.
Em Serrinha, que fica no semiárido baiano a 173 km de Salvador e já recebe turistas a 80 anos em função da manifestação cultural-religiosa do Fogaréu – tradição medieval-cristã que sobrevive no Nordeste –, serão 20 monitores e 40 profissionais. A maioria da área de alimentos, bebidas e hotelaria.
“Os cursos mudam a qualidade do trabalho e auxiliam a agregar valores”, explica a Superintendente de Serviços Turísticos da SETUR, Cássia Magalhães. Segundo ela, a ideia é melhorar o receptivo para que os turistas retornem em outras ocasiões que atraem grandes públicos. Em Serrinha, existem ainda a Festa da Padroeira Nossa Senhora Santana, que acontece em julho, e a Vaquejada, que ocorre em setembro.
Jerusalém - O Projeto Passos da Paixão da Prefeitura de Serrinha e da Expo Eventos quer transformar Serrinha em uma espécie de Jerusalém na Bahia (como em Pernambuco). “Em Serrinha já temos festa, encenações prontas e o fluxo de milhares de pessoas que veem espontaneamente participar de quatro dias de manifestações”, garante o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso.
Segundo a Setur, dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apontam que o turismo religioso tem peso econômico e é responsável pela atração de mais de 1,5 milhão de pessoas do fluxo global de turistas na Bahia.
"O desenvolvimento do turismo religioso gera mudanças, atrai investimentos e cria oportunidades de trabalho e renda”, completa Eloísa Caldeira. A qualificação é destinada a monitores que estarão em pontos estratégicos na Semana Santa para atendimento à comunidade e visitantes com informações sobre programação, história das manifestações, hotéis, restaurantes, hospitais, bancos, postos de gasolina, hospital, juizado de menores, polícia militar e farmácias, dentre outros.
“O curso também é destinado a funcionários de alimentos, bebidas e hospedagem que terão orientações acerca de postura profissional, comunicação e ética”, ressalta a assessora da Setur. A programação inclui História de Serrinha e Turismo Religioso, com historiador e analista em Assuntos Culturais, Manoel Passos Pereira, e palestra de Heloísa, pós-graduada em Recursos Humanos. Na quinta-feira, dia 29, as palestras serão sobre atendimento ao público, postura profissional e funções do monitor. Com informações de Muniz Comunicação.

terça-feira, 27 de março de 2012

27 de Março DIA DO CIRCO, Quem não gosta de circo?!


Comemoramos o Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu dia 27 de março de 1897 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Você sabia que as primeiras tentativas de apresentações em circo vieram da China? Lá a monarquia se divertia com a apresentação dos contorcionistas e equilibristas.
Dos divertidos e simpáticos palhaços, dos malabaristas e suas manobras arriscadas, da mulher borracha, do atirador de facas, mágicos, adestradores de animais e trapezistas, é feito o mundo mágico dos circos!
Os palhaços ficam encarregados de proporcionarem muitas gargalhadas ao público. Para ser um palhaço, é preciso vocação e gostar de interagir com as pessoas, pois só assim irão transmitir alegria e entusiasmo a todos que estão assistindo ao espetáculo.
O mágico é o que mais chama a atenção de todos na platéia. Executam números curiosos de ilusionismo, iludindo e prendendo a atenção dos espectadores.
Se você nunca foi ao circo, tem uma ótima oportunidade agora no Dia do Circo. Não perca este mundo de diversão e magia!
 Em Araci o dia foi comemorado nas escolas, em especial a Interativo, que desfilou com seus alunos pelas ruas e praças da cidade com as crianças vestidas de animais numa campanha “meu circo não tem animais” e os demais personagens do circo, Palhaços, rombeiras, malabaristas, mágicos e figuras da TV bras9ileira, como chaves e chapolim.
Nesta data se comemora também o dia do Teatro, VIVA O TEATRO, VIVA O CIRCO.