terça-feira, 29 de maio de 2012

Gincana em Família na IBLV de Barrocas

                                                           Equipe campeã (Black Lírio)
              Foi uma noite especial. Diversão, alegria tomaram conta da Igreja Batista Lírio dos Vales, dua equipes formadas pelos jovens da IBLV deram ânimo a noite. Equipe Black Lírio e Equipe Exército Estampado. Muitas provas contagiantes com encenações, Músicas e muito mais muito humor deram a graça da noite. O Juri montado pelo Pr. Edson Morais e convidados o Pr. Marcone e o Ir. Ivan da Betel, avaliou as equipes es seus desempenhos quanto as provas, as torcidas organizadas das equipes também fizeram a sua parte. Apresentada por Juclece, Kebia e Kátia a gincana começou as 8 da noite e só terminou por volta da 23 horas. Mas, ninguém reclamou do horário pois foi muito divertido. Com uma diferença de 71 pontos apenas a campeã foi a equipe Black Lírio. Parabéns a equipe vencedora e também a Exército Estampados que soube competir e foram guerreiros também. As organizadoras, o Juri e os patrocinadores do Evento a Coité Center Pizza e o G Santos Mercadinho.


Festival Cangalha


domingo, 20 de maio de 2012

POR QUE PAROU? PAROU POR QUE?


A construção da câmara de vereadores de Barrocas parou, por que será?.

A Câmara municipal de Barrocas, hoje está localizada a praça São João, na sede do município em um prédio alugado com espaços limitadíssimos ao quadro funcional e aos pares (9 vereadores) que não detém de gabinetes e espaço e outro exemplo é a plenária que apertada nas acomodações dos legisladores e da platéia que suporta menos de vinte pessoas, inibindo até a participação popular. Outro fato é que o espaço não oferece estrutura para uso da comunidade em outras necessidade como de reunir plateia por ausência de espaço. Todas estas dificuldades serão sanadas com a construção de uma nova câmara do legislativo, dos vereadores, pois lá o espaço que está sendo construido é amplo,  e certamente sanará todas as dificuldades acima citados, além de demais outras novidades.

O fato é que a obra iniciada este ano e que começou com força e velocidade simplesmente PAROU, o presidente da câmara, o conhecido Guel, nos disse o seguinte: “temos compromisso com a população Barroquense, iniciamos a construção da câmara municipal que é um projeto muito ousado, já estamos na fase de cobertura e acreditamos que esta será a maior e a mais bonita câmara do interior da Bahia...nós fizemos o que foi possível pela câmara, fizemos uma devolução na intenção de realmente construir uma das melhores sedes do legislativo do interior da Bahia, devolvemos o ano passado 132.000,00 para a Prefeitura, pra que ela fizesse a legalidade de começar a construção da Câmara... na verdade agente esperava que aquela obra estivesse hoje quase em fase de inauguração, no entanto parou. Ai nós não podemos responder por que o que nós continuamos fazendo em 2012 foi economizar e devolver os poucos recursos que chegam na câmara, onde hoje,   Maio de 2012 já podemos disponibilizar 70.000,00 pra aplicar na obra da câmara, com  intenção do Prefeito formalizar toda a legalidade que a câmara possa reiniciar suas atividades de construção e devolver o dinheiro pra pagar a empresa, espero há dias que o pefeito legalize, fça a prte administrativa, para continur a construção.”

 A Obra já se encontra na fase de cobertura realmente e foi apresentado além de aspirações de como a mesma ficará acessível, bonita e espaçosa, além de garantir espaço em plenário a planta da obra demonstra que está sendo construído 11 (onze) gabinetes, pois hoje são nove vereadores na câmara, más com o crescimento da população e dos eleitores de Barrocas, em breve todos estes gabinete de será ocupados pelos pares da casa e antes disso o mesmo poderá ser ocupado por algum órgão governamental ou não assim como a plenária que deverá ser utilizada para demais fins de toda a sociedade.

A Obra fica ao lado da recém inaugurada Prefeitura Municipal de Barrocas, onde estrategicamente se pretende permanecer próximo os poderes para que se beneficie melhor o município. Segundo o vereador o terreno de 4 tarefas de terra foi comprada pela prefeitura, favorecendo assim que este espaço se torne o centro administrativo e futuro centro industrial de Barrocas. “...em conversa com o ex prefeito Edilson, que é o nosso acesso direto nesta obra, ele achou por bem construir um auditório que possa atender a eventos na área política, social e religiosa e a previsão orçamentária da obra é de 570.000,00, e esta obra atenderá todas as exigências federal como rampas e banheiros especiais para pessoas portadoras de necessidaes especiais” – disse Guel.

 


quinta-feira, 17 de maio de 2012

MFB oferta apresentação teatral para lembra a campanha de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

           Na manhã desta quinta-feira, dia 17/05/2012, a MFB, trousse até a escola municipal de Barrocas, sede do município, o grupo teatral CIA Popular da Bahia, com os atores Cleia Cardoso, Iuri Tripodi, PC Santos e Gedrienis Isac, que realizaram a apresentação teatral “Exploração Sexual é Crime”. Alunos lotaram o salão da escola e puderam antecipadamente assistir a mensagem teatral que serve basicamente para educar o público em função do dia 18 de Maio que é o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, esquecer é permitir, lembrar é combater.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projovem de Barrocas participou das Celebrações das Culturas dos Sertões em Feira de Santana.

Mesmo com o atraso de mais de três horas causado pelo transporte cedido pela Prefeitura Municipal de Barrocas, fazendo com ques se perdesse 40% do objetivo da viagem  os Jovens que participam do PROJOVEM das comunidades de Santa Rosa, Ouricuri, Lagoa da Cruz e Minação, participaram do projeto turísticos cultural e realizaram mais uma excursão, O projeto Excursões Culturais do PROJOVEM nada mais é que realizar dentro das reuniões do coletivo um debate a cerca destes locais, fazendo-os conhecê-los e posteriormente realizar uma eleição destes possíveis espaços, monumentos, pontos e locais a ser visitado por estes.
Os Oficineiros de Cultura: Luiz Santana e Marquinhos e os Orientadores: Nuádson, Leidiane e Edneia, acompanharam a viagem neste dia 09 de Maio de 2012, a Feira de Santana: Centro de Cultura Amélia Amorim, Mercado Municipal de Artesanato, Cuca e Museu do Sertão na Faculdade.
Nesta oportunidade puderam ter contatos com espaços culturais, instituições de cultura, artistas da cultura populares, do artesanato, das literaturas, dá música, do museu e do teatro, fortalecendo o conhecimento na prática de toda teoria aplicados por oficineiros e orientadores que diariamente vivencia com estes jovens a concretização do programas nas comunidades de Barrocas.
Detalhe para a entrevista da TV ARATU (SBT) realizada com os jovens do programa Projovem de Barrocas realizado lá no centro de cultura amélia amorim, que irá ao AR neste sábado dia 12/05/2012 as 19:15, assistam...

sábado, 5 de maio de 2012

Kerson Felipe Junqueira da Silva um campeão Barroquense.

Hoje aos 13 anos, após ter iniciado suas atividades esportiva (na modalidade Ciclismo) em 2010, ganhou sua primeira bicicleta de seu avô, KERSON está escrevendo em sua vida uma história vitoriosa, só no início de 2011 teve a chance de treinar profissionalmente representando Barrocas em diversos momentos do ciclismo municipal, territorial, na Bahia e no Brasil, participando de Campeonatos como o Baiano, Brasileiro e Nordeste Brasil, as colocações favoráveis a ele ficando em 1º lugar na Paraíba este ano, em 2011 em 3º lugar no Rio grande do Sul, em 6º lugar em Brasília, 4º em Aracajú e 3º na Bahia.
Com o apoio incondicional o Vereador Miguel Carvalho e sua mãe, KERSON tem superado parte de tantas dificuldades que um atleta tem neste país em obter apoio a sua prática esportiva. “Quem ta me apoiando é o vereador Miguel Carvalho ao qual eu agradeço muito e minha mãe também...” disse o atleta.
 “eu fui solicitado pela família, quando ele começou a rodar esta bicicleta simples quando ele ainda era criancinha, hoje ele já ta adolescente e graças a Deus ele vem se desenvolvendo, ta participando de várias modalidades e diga-se de passagem, quase todas elas está se saindo em primeiro, segundo ou terceiro lugar, isso é muito bom para ele como atleta e eu como patrocinador dele, fico muito feliz com estas conquistas” Falou Guel.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projovem de Minação (Barrocas) Realiza gincana


               Com objetivo de integrar os adolescentes e os jovens, o projovem de minação realizou nesta manhã de sexta feira (4/5/2012) sua gincana interna com a presença de jovens de outras comunidades (Santa Rosa e Lagoão da Cruz) e dos oficineiros de cultura, Luiz Santana, Antonio Marcos, Orientador Nuadson e a coordenação de Leidiane.
             Várias provas animaram a gincana, más apesar da competição o clima foi de harmonia e descontração , onde todos puderam se divertir, inclusive se deliciar com uma bela Lasanha feita e patrocinada pelos próprios jovens e com apoio da secretaria.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ator barroquense Dawson grava cenas para filmes na Casa de Cinema da Bahia, em Salvador.


Após gravar cenas para o filme internacional “Finding Josef”, o ator barroquense Avanildo Dawson continuou seus trabalhos em filmes no mês de  Abril.  “PQP!” e “A casa das primas” são dois curtas-metragens que estão sendo produzidos na Casa de Cinema da Bahia, onde Dawson foi aluno de Lázaro Faria - diretor e produtor de cinema brasileiro.
No filme “A casa das primas”, Dawson vive o personagem “Zé Bonitinho”, um jovem garanhão ‘cara-de-pau’ que é escolhido para realizar o sonho de uma garota.  No filme “PQP!”, o ator aparece como um gringo distraído nas ruas do Pelourinho.
Os dois filmes foram gravados no Pelourinho e também em estúdio, farão parte do acervo cultural da Casa de Cinema da Bahia e já se encontram em fase de edição. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

AVISO



Município liberará através de Convênio, R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) para ser aplicado no Projeto Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã.


           Jovens que participaram da II Maratona de Barrocas, em frente ao POnto de Leitura Biblioteca Cidadã. (Foto ML Notícias)
         De acordo com publicação do Diário Oficial dos Município, foi assinado nesta segunda-feira 30 de abril, o Termo de Convênio 01/2012, entre o Município de Barrocas, representado por seu Prefeito, e a Associação dos Moradores co Conjunto Habitacional Alto do Ipê, instalada neste Município.
          Segundo o Termo de Convênio entre as partes, o valor “Globol” devera ser aplicado no atendimento, apoio e incentivo ao Projeto Ponto de Leitura, Biblioteca Cidadã, Museu e artesanato, visando o acesso da população aos meios de fruição, produção e atendimento à leitura, literatura, teatro, música, artesanato, museu e vestiário público.
           O valor será em liberado em três parcelas, sendo a primeira no valor de R$4.000,00 (quatro mil reais) no dia 30 de abril, $3.000,00 (três mil reais) no dia 30 de junho e R$3.000,00 (três mil reais) no dia 30 de julho de 2012. Caberá à CONVENIADA o encaminhamento mensal ao CONVENENTE da prestação de contas dos valores destinados ao convênio e estabelecidos na cláusula seguinte, somente podendo receber a parcela posterior após a prestação de contas da parcela anterior.
             Na última sexta-feira o município recebeu mais um local que busca o incentivo a leitora, a Ecoteca foi instalada no Centro Educacional Desembargador Júlio Virgilio e assim como o Ponto de Leitura Biblioteca deverá incentivar a leitura no município.
             Ações como está mostram que o nosso município está caminhando para um futuro promissor, a leitura possibilita além de muito conhecimento, melhora na dicção e escrita e leva as pessoas a terem um pensamento crítico, o que pode levar o município a dar grandes saltos em todos os setores.

Barrocas recebe sua Ecoteca.


As ecotecas consistem em bibliotecas ecológicas, isto é, espaços interativos de fomento à leitura e à formação do leitor, por meio de atividades atraentes para o público e da relação do aprendizado formal à educação ambiental. A iniciativa, que conta com a participação dos órgãos municipais de educação e do Instituto Educare, também possui incentivos da Lei Rouanet. “Compreendemos que o hábito da leitura é básico para o processo educacional. As ecotecas vão facilitar o incentivo dessa prática. O estímulo ao gosto pela leitura será ainda maior, uma vez que todas as produções foram escolhidas pelas Secretarias Municipais, de acordo com a realidade e interesse de cada cidade”, comenta Osvaldo Filho, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Yamana. Nas ecotecas, o protagonista será o livro. Os ambientes possibilitam atividades como teatro de fantoches, leitura conjunta, saraus musicais e literários, apresentações infantis, além de outras ações lúdicas que valorizem as produções. “É incomparável o poder transformador que os livros têm na vida das pessoas. É uma honra participar desse processo”, diz Katia Rocha, escritora e uma das idealizadoras das ecotecas. O programa ainda possui uma mensagem de preservação ambiental, pois para a composição dos ambientes foram utilizados resíduos industriais de tubos laminados e caixas longa vida reciclados.
O Centro educacional Desembargador Júlio Virgílio, localizada na praça da Matriz, inauguraou no dia 27/04/2012 a sua ecoteca, onde segunda a Sra. Ana Lúcia, Diretora da escola, este projeto trará enormes benefícios aos alunos, onde os mesmos poderão usufruir nas horas de recreio e de aulas vagas para acessarem o belíssimo acervo da ecoteca e sua dinâmica de leitura no local e empréstimos dos livros, teremos também atividades lúdica com o teatro de marionetes, onde o ponto de leitura será parceiro na capacitação das professoras escolhidas para atuar nesta área.