quinta-feira, 25 de abril de 2013

ABCR realizou o Flac 2013 em Salvador



Realizado entre os dias 23 a 25 de abril de 2013, a ABCR realizou o FLAC 2013, na capital baiana, Salvador, onde mais de 500 inscritos puderam participar das rodas viva, espaços abertos com temas: Responsabilidade social e ação das igrejas cristãs. (Pr. Jairo), Consultoria sobre captação com indivíduos. (Flávia Lang e Filipe Dantas), Sistema Nacional de Cultura: novas orientações do MinC (Adriana de Souza), Grupo de Cultura da ABCR, Empreendedorismo e captação. Sebrae., Estratégia de empatia e convencimento junto à iniciativa privada. (George Vladimir), Banco de patrocínios (Paulo França) , Projeto Absurdo: Bill Gates, vou falar com você, Sandra Maria Sahd), Segurança Pública (Francisco Martins), Captação em OSCIP e Assistência Social, Captação de Recursos Públicos (Raimundo Nonato), Desoneração tributária para viabilizar recursos, Case: Fundação Bienal de SP (Marta Delpoio)  e Circuito Pitching Cultural (Carine Araújo).
No começo o terceiro e último dia do FLAC. No palco Marcio Zeppelini e Marcelo Estraviz. As sessões paralelas abrigam a única sessão que vai durar duas horas, "Estratégias com mídias sociais". E por falar nisso. A página da ABCR está quase chegando a 3000 curtidas! Possivelmente será alcançado esse número até o fim do Festival!.
Apresentações culturais marcaram o festival a exemplo do neojibá.
O encerramento do dia 24 com a apresentação de Inaicyra Falcão dos Santos e o coquetel. Reiniciado nste dia 25 a Roda Viva com Laís Lopes (Secr. Geral da Presidência), André Degenszajn (GIFE) e João Paulo Vergueiro (ABCR). À tarde, sessões paralelas sobre captação de recursos. Direitos humanos, Meio ambiente, Esporte. Saúde, Educação,. Assistência social e Cultura. Depois de duas rodadas de sessões paralelas e do café da tarde, ouvimos sobre o caso de captação da Santa Casa de Porto Alegre apresentado pelo Raul Vallandro. Bob Carter (AFP) falou sobre a cultura de doação nos EUA.  "Mesmo com todos os incentivos fiscais, que dizem quanto e como doar, a motivação para doar continua sendo pessoal, e é 90% emocional, 10% racional. Às vezes doo dinheiro da fundação da minha família e não consigo explicar por quê. O sucesso da captação de recursos depende do comportamento humano. O pedido deve ser claro, persuasivo, racional, mas também urgente e emocional." "'Brasileiro não doa.' Na ABCR não acreditamos nisso. Temos que aprender a pedir." (JP Vergueiro). Houve ainda conversa sobre a cultura de doação no Brasil e no mundo. Muita gente propos temas interessantes para os espaços abertos!,
Parabéns a todos pelo FLAC 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário