terça-feira, 30 de abril de 2013

DIA DO TRABALHADOR sem reajuste a servidores e com mudança de cultura

      1. Ao que tudo os servidores estaduais vão passar o dia do trabalhador, na quarta, sem o reajuste salarial previsto em lei. Pelo menos até às 18h desta segunda-feira, 29, o governador Wagner não havia mandato a mensagem para a Assembleia Legislativa. Como na sessão de terça-feira, 30, não estaria havendo mobilização de votação diante do feriado da quarta o tema deverá ficar para a próxima semana.
   2. Outra novidade para o Dia do Trabalhador é a mudança de cultura das centrais sindicais, hoje, muito "cordeiras" com os governos do PT ao invés de promoverem passeatas e protestos vão realizar shows e sorteios.
   3. Em parceria com a Nova Central, a CTB-BA fará uma festa no Bairro da Liberdade, na Praça Nelson Mandela, em frente ao Plano Inclinado, a partir das 14 horas. O ato público terá ainda shows dos grupos Batifun e Academia do Samba, além de diversas atrações.
   4. Com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, o 1º de Maio das Centrais Sindicais irá comemorar os 70 anos da CLT. Desde que foi publicada, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) sofreu várias alterações sempre com o objetivo de permanecer como o principal instrumento para a regulamentação das relações trabalhistas.
   5. Além da comemoração dos 70 anos da CLT, serão apresentadas bandeiras históricas de luta, como redução da jornada sem redução dos salários; fim do fator previdenciário; valorização do salário mínimo e aumento das aposentadorias; trabalho decente; igualdade de direitos e oportunidades e redução da taxa de juros.
   6. A organização do evento este ano passou por mudanças. Problemas estruturais obrigaram que a festa deixe de ser realizada na Praça Castro Alves, como ocorreu nos últimos três anos. 
   7. "Desenvolvimento, cidadania e valorização do trabalho" é o tema das comemorações do 1° de Maio, Dia do Trabalhador da CUT-BA em 2013. O palco da festividade na capital baiana é o Pelourinho, onde serão realizados show de Mariene de Castro e outras atrações, além de ato político, apresentações culturais e comercialização de alimentos e produtos em geral da economia solidária.
   8. As atrações terão início às 10h, com apresentações musicais no Terreiro de Jesus. A Praça Quincas Berro D'Água será destinada a uma praça de alimentação e comercialização de produtos da economia solidária.
   9. O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, destaca que neste ano os trabalhadores tem muito o que comemorar, principalmente com as conquistas históricas das domésticas e dos vigilantes.  “A CUT é resultado desse esforço coletivo, uma entidade sempre atenta às demandas da sociedade. Vamos fazer uma festa para marcar a nossa história”, diz.
   10. Entre as bandeiras de luta da Central que estarão em destaque neste 1° de maio estão: Democratização da comunicação; Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; Fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; Negociação coletiva no setor público; Reforma agrária e política agrícola; 10% do orçamento da União para a saúde; Combate à demissão imotivada; Valorização das aposentadorias; Salário igual para trabalho igual ; Mais investimento público; Correção da tabela do Imposto de Renda; Não ao PL da terceirização de Sandro Mabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário