terça-feira, 16 de abril de 2013

MARIA VALDETE E O MAESTRO JOSEVALDO REPRESENTAM O PSA NO CURSO PARA ONGS EM BRASÍLIA.

Promovido pelo Criança Esperança, Unesco e Petrobras, o Projeto Santo Antônio (PSA) foi convidado a participar do curso que é presencial, tem duração de cinco dias e 40 horas de duração e dentre vários objetivos pretende empoderar agentes da sociedade civil e fortalecer as organizações. A orquestra Santo Antônio recebe o apoio do Criança Esperança 2013, e por este motivo está fazendo parte do grupo de projetos de diversas partes do Brasil.
 
Atualmente o trabalho realizado no bairro do Alto da Colina, em Conceição do Coité-BA, vem sendo reconhecido e em consequência disso obtendo várias conquistas. Ainda nessa semana chegará o veículo adquirido com recursos do Criança Esperança 2013, e a qualquer momento pode ser retomada a construção do teatro com uma nova parceria. A obra foi interrompida por falta de recursos para mão de obra e material de construção. Contudo, a maior dificuldade é manter as atividades de prática orquestral e iniciação musical para quase 150 crianças e adolescentes. Atualmente quem financia essas atividades é o convênio via Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e alguns colaboradores locais.
Quem já teve uma boa ideia, mas não conseguiu levá-la adiante por falta de conhecimento? Pois isso acontece com muitas organizações não-governamentais, que perdem a oportunidade de ter acesso a recursos por desconhecimento de informações básicas. Para tentar corrigir esse problema, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com o Criança Esperança e a Petrobras, está oferecendo o curso de gestão “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”. Entre as ONGs participantes estão algumas que já foram apoiadas ou já concorreram ao apoio do Criança Esperança e outras apoiadas pelo programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.
O curso inclui um conjunto de textos, ferramentas e casos para ajudar as pessoas envolvidas numa iniciativa social a mobilizar todo o potencial que existe na ONG e superar eventuais crises de modo proativo. O material foi desenvolvido pelo Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e o conteúdo do curso está disponível também no site do Criança Esperança.

A iniciativa de realização do curso é inédita, priorizando principalmente ONGs do norte e nordeste, geralmente com menos acesso às informações. Muitas vezes as pessoas não entendem a necessidade de determinada certidão ou não sabem que campanhas como o Criança Esperança só recebem projetos que cumprem formalidade jurídicas, aí tem gente que desiste por medo de não conseguir o apoio. Cintia Bonder, consultora da Unesco, conta que a vontade de oferecer uma capacitação para as ONGs na área de gestão já era antiga.
“Fizemos uma parceria com a Petrobras, para capacitar as ONGs da Petrobras, do Criança Esperança e outras que, mesmo não contempladas por nenhum apoio, tinham potencial. Nosso objetivo é reforçar o terceiro setor. O retorno das ONGs é o melhor possível, queremos que elas estejam cada vez mais capacitadas. O material do Instituto Fonte é maravilhoso e as dinâmicas são ótimas”, conta a consultora.
A ideia é capacitar dois gestores de 240 ONGs em todo o Brasil, totalizando 480 pessoas. Os gestores são convidados a participar e têm todas as despesas pagas para viagem. Eles aprendem desde como elaborar um bom projeto, passando por noções de recursos humanos, monitoramento de ações, até prestação de contas. O grupo recebe também um material didático, dividido em 13 folders, cada um abordando uma área de conhecimento.

Com informações do site do Criança Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário