quinta-feira, 25 de abril de 2013

Teofilândia – Luiz Gonzaga é lembrado em filme e show de Chambinho do Acordeom no encerramento da festa de emancipação

O público mesmo debaixo de garoa não deixou de curtir ao filme que em seguida a presença do cantor e ator interprete de Gonzagão.

comemoração da 
fanfarra - 51 anos de teofilândia - foto- Raimundo Mascarenhas
Com apresentação da FAMTEP, a fanfarra municipal que vem sendo preparada para representar o município nas grandes competições do estado, teve inicio ás 20h a segunda parte das comemorações dos 51 anos de emancipação política de Teofilândia. O prefeito Adriano Araújo (PT) e da vice-prefeita Ivana Meury assistiram a apresentação da FAMTEP de cima do palco e depois, no meio do povo, assistiram ao filme “Gonzaga, de Pai pra Filho”, um longa-metragem dirigido por Breno Silveira.
apresentação do filme
 - Gonzagão de pai pra filho em Teofilândia - foto-Raimundo Mascarenhas
O filme contou a história de Luiz Gonzaga, “o rei do baião”, que decidiu mudar seu destino e saiu da casa de seus pais ainda jovem e foi para a cidade grande apagar uma tristeza amorosa e ao chegar no Rio de Janeiro conheceu Odaléia, interpretada por Nanda Costa, por quem se apaixona. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro.
apresentação do filme
 - Gonzagão de pai pra filho em Teofilândia-2 - foto-Raimundo 
Mascarenhas
Ele tinha um amigo no Rio de Janeiro e com ele deixa o pequeno e sai pelo Brasil afora, porém não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Por mais de uma hora, a praça foi transformada em cinema e foram colocadas cadeiras e muita gente se divertiu com as conversas realizadas entre pai e filho onde foi descrevendo a historia de Luiz Gonzaga, um cantor e sanfoneiro, conhecido como Rei do Baião ou Gonzagão.
Chambinho do 
Acordeon-1 - foto- Raimundo Mascarenhas
Para encerrar as atividades comemorativas da emancipação e aproveitando o do sucesso com o filme, o músico Chambinho do Acordeom, que interpretou o Rei do Baião dos 27 a 50 anos, apresentou um show com repertório repleto de músicas autênticas do Nordeste como o baião, xote xaxado, côco e arrasta-pé.
Chambinho do Acordeon e Valdemí de Assis - foto- Raimundo 
MascarenhasChambinho falou ao CN que era seguidor de Luiz Gonzaga e se identificava muito com o Rei do Baião e por este motivo resolveu participar do processo de seleção da Conspiração Filmes, em parceria com a Rede Globo, para representar Luiz Gonzaga no Cinema e recebeu a honrosa missão de interpretar o Luiz Gonzaga filme ‘Gonzaga – de pai para filho’.
Segundo ele, o que mais justificou sua escolha para o personagem foi “pelo seu sorriso e o jeito de bater o pé”. Protagonista do filme, Chambinho contou que estudou a fundo a vida e a musica do Rei do Baião e aperfeiçoou um pouco mais seu jeito nordestino de puxar o seu fole e cantar o seu Forró.
Ao finalizar, Chambinho disse que nunca havia feito cinema, derrotou cinco mil candidatos para interpretar o Rei do Baião e se afirmou que fez muito bem no papel. Faça o download e assista ao filme
Chambinho do Acordeon-Adriano pref e Ivana vice de Teofilândia  - 
foto- Raimundo MascarenhasO prefeito Adriano Araújo, que posou para a foto com o artista juntamente com a vice Ivana,  falou ao CN que seu desejo era fazer uma festa bem maior, mas o município vem passando por dificuldades em consequência da seca, considerada a maior desde que foi emancipado. Mesmo uma festa simples e com poucos investimentos, o petista disse que ficou satisfeito e ouviu das pessoas que compareceram as atividades o reconhecimento e gratidão pela programação, principalmente dedicada à cultura.
Veja parte da festa
Conheça a história de Teofilândia
teofilândia-foto-raimundo mascarenhas
Por volta de 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado.
Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga) e dormiram. Ao acordarem, não encontrando o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumulam água, ao que chamamos de caldeirões ou tanques de pedras.
Onde não só os animais que eles pastoreavam estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam aquela água de boa qualidade e cristalina. Ao retornarem à fazenda que pertencia à divisão territorial do município de Serrinha, avisaram aos patrões, que aviam encontrado um Tanque de Pedras com muita água.
Os irmãos João Manoel e Manoel João transformaram o lugar em mais uma fazenda onde a localidade cresceu rapidamente. Com a construção da primeira moradia por pelo Sr. José Santiago de Oliveira, chegaram outros moradores e o local passou a ser chamado Arraial de Pedras.
O Arraial se desenvolveu passando a categoria de distrito através da Lei Estadual n. 628, de 30 de dezembro de 1953, com o nome de Itapirú. Diante do desenvolvimento, foi elevada a categoria de município pela Lei Estadual n. 1685, de 23 de abril de 1962 passando a se chamar Teofilândia, em homenagem a um ilustre filho da localidade, contador do Estado, Sr. Joaquim Teófilo de Oliveira.
O município tem 317.982 km², limita-se com Araci, Barrocas, Biritinga e Serrinha. segundo o Censo do IBGE de 2009, o município tem 21.461 habitantes. Na última eleição para prefeito, dois candidatos disputaram e pleito e o petista Adriano Araújo venceu com 61,75% dos votos válidos, ou seja, 7.726 votos, derrotando Tércio Nunes (PDT), que disputou a reeleição. Tércio obteve 4.7285 correspondente a 38,25% dos votos válidos. Adriano foi apoiado pelo PRB, PT,/ PTC, PSB, PSD e PC do B, na coligação a mudança que o povo quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário