sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bolsa família: um pouco daquilo que muitos precisam saber...

O Programa Bolsa Família (PBF) foi criado pelo Governo Federal através da Lei Nº. 10.836 de 09 de janeiro de 2004. É um programa de transferência de renda criado para melhorar a vida das famílias pobres e extremamente pobres do Brasil. O Programa já atende a 12,3 milhões de famílias, nos municípios brasileiros.
As famílias atendidas pelo PBF recebem um benefício financeiro mensal, que pode variar de *R$ 22,00 a R$ 200,00 e, em contrapartida, assumem o compromisso de manter as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola e fazer o acompanhamento de saúde de crianças menores de 7 anos, grávidas e mães que estão amamentando. Essas são as condicionalidades do Programa.
O PBF unificou os antigos programas de transferência de renda do Governo Federal (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio-Gás), também chamados Programas Remanescente. Isso permitiu atender a mais famílias em todo o país, além de evitar que muitas famílias recebessem vários benefícios, enquanto outras não recebiam
nenhum recurso.
O PBF também busca a integração com outras políticas públicas, com ações de capacitação profissional e de apoio à geração de trabalho e renda, de educação para jovens e adultos, de melhoria do acesso à moradia, dentre outras. Essas ações podem mudar a vida das famílias para melhor. Muitas delas, inclusive, podem construir as condições para o próprio sustento e deixar o Programa. Tais atividades são chamadas de “Ações Complementares” e devem ser promovidas pelo Governo Federal, pelos estados e municípios e também por grupos da sociedade civil.
Obs.: é um programa que foi criado realmente para ajudar as famílias de baixa renda, mas tem um, porém, os municípios ficam encarregados de fazerem as visitas e cadastrar apenas aqueles que se enquadram no programa, porém a bagunça começa, pois muitos usam este meio para fazer politicagem e o que é para ser feito fica esquecido e como sabemos: quem é para ser inserido no programa fica de fora  e quem tem meios suficientes de sobrevivência se enquadra...
Lamentável, mas ainda tem jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário