quinta-feira, 4 de julho de 2013

Homenagens ao Dia da Independência da Bahia levaram milhares de baianos e turistas ao Pelô

A passagem do cortejo cívico foi saudada por clarins e tambores no largo do Pelourinho. Durante a tarde e a noite, o samba fez a festa.
Milhares de pessoas acompanharam o cortejo cívico do 2 de Julho, que foi saudado por clarins, grupos percussivos e coral no largo do Pelourinho. A recepção calorosa foi promovida pelo projeto Esperando o Caboclo, do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Os “tambores da liberdade”, formado por grupos de crianças e adolescentes de escolas percussivas da comunidade do Centro Histórico, em diálogo com bandas de percussão de grandes blocos afro, já se organizavam desde cedo no Pelourinho para homenagear ao Dia da Independência. Regidos pelos mestres Pacote, Jackson e Edvaldo, os oito grupos percussivos tornaram-se um só para saudar a chegada da Cabocla e do Caboclo.
A maestrina Elem Silva, 18 anos, comemora ter participado da festa pelo segundo ano consecutivo com a banda Meninos da Rocinha. “Foi maravilhoso tocar no dia 2 de Julho fazendo essa mistura de ritmos com diversas bandas. Desta vez houve mais comunicação e sintonia entre os grupos, sinto como se melhorasse a cada ano”, conta a jovem maestrina, que já cria expectativas para se aperfeiçoar ainda mais até 2014.
A passagem do cortejo foi marcada por uma bela homenagem ao maestro Reginaldo de Xangô, falecido em 03 de junho de 2013. Regida por Rita Barbosa, filha e herdeira artística do maestro, a orquestra emocionou a todos no largo do Pelourinho e foi saudada por tambores e clarins.
O desfile trouxe um espírito democrático, em sintonia com o momento vivido pelo país e com o caráter de uma programação cívica que exalta toda a história de luta do estado. “A festa da Independência da Bahia este ano está mais linda, com mais músicas e cores, também pela participação dos manifestantes. Isso em uma democracia é essencial”, afirmou o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.
Samba da Independência
Durante a tarde e parte da noite, o Pelourinho ofereceu nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água uma extensa programação artística voltada para o samba, que agitou o Centro Histórico ainda repleto de baianos e turistas que vieram saudar a data e aproveitar o feriado do 2 de Julho.
“O samba fala da história do Brasil, das lutas pela independência, das conquistas dos negros e dos trabalhadores. Por isso escolhemos grupos e artistas do samba para dar continuidade à festa durante a tarde, para quem vem saudar o caboclo e a cabocla após o final do cortejo”, declarou Thelma Chase, coordenadora artística do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).
Passaram pelos palcos nomes como Claudya Costa, Carla Lis, Neto Balla e Gal do Beco, que trouxe a participação especial do cantor Aloísio Menezes, que voltará ao Pelourinho na sexta-feira, para a segunda parte da festa.
A Volta do Caboclo
A noite de sexta-feira (05.07) será marcada por mais celebrações no Pelourinho. A Volta do Caboclo será saudada por clarins no largo do Pelourinho, a partir das 19h. Durante a noite a festa continua!
No largo Pedro Archanjo o agito fica por conta de Aloísio Menezes, a partir das 21h. No mesmo horário, porém no largo Tereza Batista, quem se apresenta é a bandaBailinho de Quinta, prometendo uma festa de primeira qualidade. E o grupo Negros de Fé volta ao Pelourinho, no largo Quincas Berro D’Água, a partir das 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário