sábado, 20 de julho de 2013

MARINA chega a 34% para presidente graças ao "Grito" das ruas e a Web


Até agora, a grande beneficiada pelo clamor das ruas é a ex-senadora Marina Silva
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O "Grito das Ruas" que ecoou no país desde junho último, até agora, tem uma política beneficiária desse processo: a ex-senadora Marina Silva. Segundo pesquisa IBOPE, hoje, empataria com a presidente Dilma Rousseff, a petista com 35% das intenções de votos e a ambientalista com 34%. 

   2. É um feito e tanto. Sem dúvida, provocado pela revolta das ruas, o que muda o cenário da politica nacional, até maio último tendo-se quase a certeza de uma vitória à re-eleição de Dilma no 1º turno.

   3. Houve, portanto, uma guinada de 180 graus e somente esses movimentos das ruas difundidos a partir das redes sociais via Web, podem justificar tal mudança. Marina, por ser a politica que inovou com o uso das redes sociais na última campanha presidencial e, inteligentemente, criou um partido com o nome de Rede Sustentável, diferente (pelo menos nominalmente) de tudo o que existe no país, tem sido a beneficária. 

   4. Assim como a presidente Dilma, por estar no poder, a mais prejudicada.

   5. Natural que isso aconteça, pois, quem está no poder ou ganha para o bem, quando a maré aponta nesta direção; ou perde na direção do mal, qundo há adversidades. Se alguém tem alguma culpa no que está acontecendo, na cabeça da população, é o governo. Não importa qual seja. Se o dirigente nacional fosse do PSDB ou PMDB estaria pagando o "pato" do mesmo jeito. 

   6. Geraldo Alckmin (PSDB), em SP; e Sérgio Cabral (PMDB), no Rio, os governadores dos dois mais importantes estados do país também pagam seu preço.

   7. No caso da presidente a situação é a mais complicada exatamente porque existe Marina e esta politica soube capitalizar, mais do que qualquer outra pessoa no país, os efeitos da internet e os apelos contidos na rede, na campanha de 2012. Agora, só precisa dar sequência a essa ação, ser consiste nas suas propostas, que terá um belo futuro pela frente. 

   8. Isso não significa dizer que Dilma está "morta" como se rotula na politica, mas, que se encontra em situação pré-UTI não há dúvida. 

   9. Queda de 30% em pouco menos de dois meses é fato rarissimo na politica nacional e o governo tem pela frente o desafio de conter a inflação e acelerar o desenvolvimento do país, pelo menos em níveis compatíveis com os indicadores dos BRICs, e ainda existe uma Copa do Mundo em junho do próximo ano, uma espécie de "bomba-relógio" que precisa ser desarmada até lá, clima que poderá ser de turbulências, justo no ano eleitoral.

   10. Põe desafio nisso. O governo está atarantado, tentando criar soluções em várias frentes (Mais Médicos, R$50 bilhões para o transporte, roylatties para a educação e saúde, compra de dólares para conter o câmbio, etc) e não tem outro caminho. Quem está no governo tem, de alguma forma, a obrigação de apresentar alternativas e atender ao clamor das ruas. Se vai dar certo ou não são outros 500. O que não pode é ficar parado (como não está).

   11. Ademais, o PT tem um enorme cabedal de feitos nesses últimos dez anos, a imagem e a força política do ex-presidente Lula ainda são relevantes, e tudo isso será levado em conta no momento da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário