domingo, 7 de julho de 2013

Meia Maratona: quem pensa em iniciar na corrida de rua precisa buscar orientação

A corrida de rua é um esporte que mexe com o coração, literalmente. Por isso, o praticante precisa estar sempre atento para não forçar demais e ter complicações. Apesar de ser um esporte simples, que pode ser praticado em qualquer lugar, o corredor precisa respeitar os limites do seu corpo. Não dá para, simplesmente, levantar do sofá e sair correndo na rua.

A primeira etapa é buscar acompanhamento médico. É essencial descobrir qual o seu ritmo cardíaco, possível através de um exame ergométrico. "A frequência máxima para um paciente de 25 anos, pelas normas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, seria de 195 batimentos por minuto. Entretanto, diminuímos essa faixa em torno de 10 a 20 batimentos para que esse paciente possa treinar com mais segurança", explica o cardiologista Maurício Nunes.

A atenção do aspirante deve ser redobrada caso apresente histórico de doenças cardiovasculares. "Quando um paciente é sabidamente portador de cardiopatia, ele tem que fazer uma avaliação criteriosa para que seja determinada a frequência cardíaca específica pra ele", adianta Maurício.

Pressão Outro ponto com o qual o corredor tem que ficar atento é a pressão arterial. É comum a pressão subir durante a atividade física e voltar ao normal até dez minutos após o exercício. Mas pessoas com hipertensão precisam de um acompanhamento a mais, a fim de evitar problema maior. "Quando temos níveis elevados de pressão, isso pode trazer danos tanto cerebral, como no músculo cardíaco quanto renal", conclui Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário