sexta-feira, 12 de julho de 2013

Conferências Municipais de Cultura do Territorio Sisal


nordestina
O município de Nordestina, localizado a 259 km de Salvador e pertencente ao território de identidade do Sisal, realizou na manhã do último dia 04 a III Conferência Municipal de Cultura. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Nordestina e foi presidido pelo secretário municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Pastor Ruy Matos.
Os 32 participantes, com maioria composta pela sociedade civil, foram responsáveis por eleger Marinalva ”Catucha” Alves de Santana, delegada titular, e Ademílson de Jesus Silva, delegado suplente. Os dois eleitos representarão Nordestina na etapa Territorial da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, junto ao dirigente da pasta municipal de Cultura.
Os participantes evidenciaram o caráter amplamente democrático da conferência e sua importância para a construção das políticas e de uma melhor gestão da cultura nos municípios baianos. A realização da III Conferência Municipal de Cultura de Nordestina reafirma como um referencial para a cultura na Região do Sisal.
Conceição do Coité - Foto Raiane Lopes e 
Fernanda Freitas
Foto: Raiane Lopes/Fernanda Freitas
Cerca de 160 participantes compareceram a III Conferência Municipal de Cultura de Conceição de Coité, território do Sisal, realizada nos dias 3 e 4 de julho, no Centro Cultural da cidade. A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Francisco Assis, a secretária de Educação, Perpétua Sampaio, o dirigente de Cultura, Edmundo Cardoso e o vereador Betão.
O diretor de territorialização da cultura da SecultBa, Sandro Magalhães palestrou sobre o tema cultura e desenvolvimento. A abertura da conferência contou ainda com uma aula-show ministrada pelo conselheiro  estadual de  cultura, Fábio Paes, que cantou  musicas sobre a cultura da região nordeste e sobre as mobilizações e manifestações culturais na atualidade.
Durante os dois dias de conferência, foram discutidos os novos rumos das políticas culturais do município, como a reestruturação do Conselho de Cultura criado em 2009, reelaboração e execução do Plano Municipal de Cultura, além de um recurso maior e específico para o campo, valorizando principalmente as manifestações mais tradicionais.
Ao final da conferência, foram aprovadas as ações prioritárias geradas nas discussões. Também foram escolhidos os delegados para a etapa territorial do Sisal, que será realizada nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro Cultural Ana Rios de Araújo, em Conceição do Coité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário