sexta-feira, 19 de julho de 2013

Celebração de missa abre festejos pelos 78 anos de emancipação política de Santaluz

missa em santaluz.6
Foi celebrada na manhã desta quinta-feira (18), uma missa em ação de graças pelos 78 anos de emancipação político-administrativa do município de Santaluz. Celebrada pelo Pe. Theo e pelo padre colaborador Adelson, estiveram presentes todos os vereadores, secretários de governo, o prefeito Zenon Nunes da Silva Filho (PSD) e o vice Roudillys Rios do Nascimento (PSD).
missa em santaluz.5
Na homilia o Pe. Theo externou seu amor pelo município e falou aos fiéis que Deus chama homens e mulheres para conduzir sua história, ou seja, fazendo referência a história de Santaluz. O padre ao se dirigir aos políticos, que posicionaram em lados opostos, de acordo com as tendências politicas locais, lembrou o papa Francisco ao abordar o tema da participação dos leigos na esfera pública e orientou aos católicos que se envolvam na política é uma obrigação para um cristão. “Nós não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos, não podemos”, falou Pe. Theo.
missa
“Devemos participar na vida política porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política”, assegurou o Santo Padre.  Pe. Theo finalizou convocando a comunidade para participar do bloco da paz, um projeto iniciado há três anos e com resultados excelentes. O bloco vai às ruas no domingo (21).
missa em 
santaluz.1
Pe. Theo destacou também a importância da presença do vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes (PMDB), na celebração. Ele lembrou que ficou na comunidade de Coité atuando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição por dois anos e criou um grande lanço de amizade com Alex da Piatã, como é conhecido o pemedebista, principalmente pela fé participação católica que tem, juntamente com toda família. “Alex é um dos grandes amigos nossos e agradecemos sua presença aqui em nossa festa”, externou o padre.
"Não é a morte que traz a 
seca, é a seca que traz a morte"
“Não é a morte que traz a seca, é a seca que traz a morte”
Zenonzinho, como é conhecido o prefeito destacou o papel social e a construção de um município onde os cidadãos vivem melhor e garantiu que sua gestão respeitará o próximo e nada irá abalar. O prefeito, ao lado do pai Zenon Nunes (Donga), assistiu ao jogral apresentado pelo grupo de jovem da paróquia onde foram retratado os efeitos da seca, começando pela mais devastadora que ocorreu em 1932 seguida pela 1973, 1980, 1990 e a última de iniciada em 2011, aonde chegou a secar o açude Tapera, um dos mais importantes do município.
No jogral foram relatadas as dificuldades econômicas e lembrado que o tomate chegou a custar R$ 6,00 o kg no comércio da feira-livre.
missa em santaluz.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário