domingo, 28 de julho de 2013

Serrita celebra a 43ª Missa do Vaqueiro; 60 mil pessoas são esperadas no evento

image A primeira Missa do Vaqueiro foi celebrada em 1970
Começou na última quarta-feira (24) e segue até este domingo (28), a 43ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita, município do Sertão pernambucano.
A organização do evento espera um público de 60 mil pessoas para o evento que reúne, além do lado religioso, o profano com shows, vaquejadas e lançamentos do livro ‘Missa do Vaqueiro - 40 Anos’ e do CD ‘Rezas de Sol’, que reúne as canções entoadas durante a missa.

O tradicional encontro tem suas raízes em uma história cantada por Luiz Gonzaga. Segundo a tradição, Raimundo Jacó era um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar: achava qualquer bicho, onde quer que estivesse. Reza a lenda, que seu canto atraia o gado, mas também a inveja dos colegas de profissão que, numa emboscada, assassinaram Jacó.

O vaqueiro tinha um fiel companheiro, um cachorro. A história conta que o cão velou o corpo de Jacó dia e noite, morrendo de fome e sede. O enterro do vaqueiro atraiu uma pequena multidão. Sua coragem o transformou num mito do Sertão, que correu o mundo, chegando ao conhecimento de Luiz Gonzaga. O vaqueiro teve sua saga transformada em versos pelo famoso Rei do Baião. Gonzaga também decidiu fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro.

Desde então, houve a primeira Missa do Vaqueiro em 1970, celebrada no Sítio Lajes, Serrita, pelo padre João Câncio. De acordo com o costume, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas, como chapéu de couro, chicote, berrante, ao altar de pedra rústica em formato de ferradura. A missa acontece ao ar livre, sempre em um domingo. Confira programação completa abaixo.

Quarta-feira, 24/07 - Serrita
Banda Mulek Doido - Wander e Renan - Nildo do Acordeon - Banda Magia do Amor

Quinta-feira, dia 25/07 - Ipueira
Gideon do Forró - Forrozão Ald - Banda Magia do Forró

Sexta-feira, dia 26/07 - Parque do Vaqueiro
Chico Justino e Cícero Mendes - Flávio Leandro - Bueno Novais - Cheiro de Menina
Raniere - Forrozão das Antigas

Sábado, dia 27/07 - Parque do Vaqueiro
Coral Aboios - Edson e Hudson - Ana Paula Nogueira - Joquinha Gonzaga  - Cesinha
Banda 100 Parea

Domingo, dia 28/07 - Missa do Vaqueiro
Josildo Sá - Cezinha - Coral Aboios - Pedro Bandeira - Participação dos Aboiadores: Fernando e Ronal
do

Nenhum comentário:

Postar um comentário