sábado, 13 de julho de 2013

Toca Sertão leva a cultura de Canudos para três cidades do Sertão do São Francisco

O projeto Toca Sertão levará às cidades do Sertão do São Francisco – Uauá, Juazeiro e Curaçá, de 14 a 19 de julho, apresentações musicais ao ar livre e aulas-espetáculo em escolas públicas sobre a música tradicional e secular da histórica cidade de Canudos, representado por grupos do município que, juntos, mantêm viva a memória da região. O projeto é patrocinado pelo edital Territórios Culturais da Secretaria de Cultura da Bahia e apoiado pelo Ponto de Cultura Sons de Canudos
A proposta prevê o intercâmbio de três conjuntos da comunidade de Canudos Velho: Banda de Pífanos de Bendegó, Landinho Pé de Bode e Zabumba de Canudos Velho, que possuem em sua formação mestres e tocadores jovens, com grupos tradicionais dos municípios de Uauá, Juazeiro e Curaçá, respectivamente, representados pela Banda de Pífanos do Poço do Vieira, Samba de Véio do Rodeadouro e Reisado do Ferrete.
Dessa forma, o Toca Sertão promove a difusão da cultura popular de Canudos pelo território do Sertão do São Francisco e, ao mesmo tempo, desenvolve um importante diálogo sociocultural com representantes das culturas da região e das comunidades em geral. As aulas-espetáculos em escolas públicas, contarão com a participação de mestres, músicos mais jovens, equipe técnica, alunos e professores. As apresentações musicais dos grupos tradicionais acontecerão em locais públicos como feiras, praças e ambientes comunitários. Dessa forma, será possível facilitar o acesso à cultura e criar benefícios socioculturais às comunidades envolvidas.
Programação
14 a 16/07 – Uauá
Dia 14 (tarde) – Lançamento do Cd “Recordando Meu Pai” de Dindinho dos 8 Baixos – Espaço Toque de Zabumba
Dia 15 (manhã) – Feira Livre – Part. Banda de Pífanos do Poço do Vieira
Dia 16 (manhã) – Escola Estadual Nossa Sra. Auxiliadora – Aula Espetáculo
17/07 – Juazeiro (Rodeadouro)
Dia 17 (manhã) – Escola Maria Monteiro Bacelar – Aula Espetáculo
Dia 17 (tarde) – Praça São José – Part. Samba de Véio do Rodeadouro
18 e 19/07 – Curaçá (Ferrete)
Dia 19 (manhã) – Escola Municipal Prof.ª Maria Júlia – Aula Espetáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário