domingo, 30 de junho de 2013

DESAPARECIDOS

 D E S A P A R E C I D O S
ESTE ESPAÇO, QUADRO É PARA VOCÊ QUE ESTÁ PROCURANDO POR ALGUÉM QUE DESAPARECEU, FAÇA CONTATO COM FOTO E HISTORICO DO DESAPARECIMENTO E AJUDAREMOS PUBLICANDO AQUI SEU MATERIAL - Telefone 75 9121 3493 - luisantan@bol.com.br

P A R T I C I P E


Rosto público do MPL, Mayara Vivian

-->

Garçonete e estudante que se tornou o rosto mais conhecido dos protestos pela melhoria do transporte público no Brasil, Mayara Longo Vivian, representante do Movimento Passe Livre (MPL), é radical tanto na hora de expor as posições do grupo, que a elegeu, entre outros membros, como porta-voz na atual jornada de lutas, como na hora de resguardar os detalhes de sua vida pessoal. "Para me ouvir falar da minha vida, só sentando comigo na mesa do bar. O movimento tem as suas convicções políticas e eu tenho as minhas", explicou ela ao G1 na tarde de terça-feira (25), na Câmara Municipal de São Paulo.


Há dois motivos para que a jovem de 23 anos não pose para fotos e se recuse a revelar dados como o bairro onde vive, a profissão de seus pais, como ela entrou no grupo ou o motivo de ter ingressado no curso de história em 2007 e transferido para o de geografia 2 anos depois. O primeiro motivo é evitar possíveis perseguições por parte de quem não quer ver as reivindicações do MPL saírem do papel e processos criminais, que o grupo teme sofrer depois que a opinião pública diminuir a atenção ao tema.


O segundo, de acordo com ela, é não se deixar explorar pela imprensa e desvirtuar o debate ao qual ela tem dedicado praticamente todo o tempo em que não está trabalhando. "A mídia tenta personalizar o grupo e contar histórias para esvaziar o movimento", disse ela. Quando instada a falar sobre si, ela é categórica. "Sou uma menina normal como qualquer menina normal, como qualquer cara normal. Sou só uma pessoa. Eu não sou ninguém, isso você pode escrever."


Mayara não é a única porta-voz do movimento, mas acabou emergindo entre os demais membros depois que, no dia 11 de junho, o MPL publicou na internet um pedido de reunião protocolado no Ministério Público com a assinatura e o telefone celular dela.


Apesar da fama repentina, à qual ela diz ainda estar se acostumando, Mayara segue solícita aos inúmeros pedidos de entrevista e cumpre o papel ao qual foi incumbida por decisão coletiva do MPL neste ano. Além das entrevistas antes, durante e depois dos protestos, das repercussões das reuniões de negociação com o governo e após a redução da tarifa anunciada em São Paulo e no Rio, ela também esteve entre o seleto grupo de quatro membros do MPL-SP e dois do grupo do Distrito Federal que se reuniu com a presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (24).


O encontro não a deixou deslumbrada. "A gente esperava que ela tivesse propostas mais concretas", comentou brevemente a estudante, enquanto bebia um copo d'água antes da reunião seguinte, com vereadores que tampouco a deixariam impressionada.

O progresso precisa chegar para todos.

Barrocas é referência na região em vários pontos, em se tratando de estrutura, destacam-se as belas praças a pavimentação de suas ruas, rede de esgoto etc. 

Com o crescimento da cidade novos bairros vão surgindo e os moradores almejam que as ações também cheguem nestas áreas. Porém no município existem ruas onde ainda não há rede de esgoto, iluminação pública e pavimentação, diante da longa espera os moradores chegaram a dizer que perderam as esperanças, pois, muitas vezes ouviram promessas desde os primeiros gestores e nada foi feito. Em muitas cidades é até comum observar ruas esburacadas e esgotos a céu aberto, mas não em Barrocas, justamente pela atenção que sempre se deu a tais obras.

Uma das áreas em questão localiza-se nas proximidades da nova Escola de Pró Infância, mais precisamente no quarteirão popularmente conhecidas por “Ingleses”. Com a expansão da cidade mais casas foram construídas nas imediações, novas ruas foram abertas, junto com esse crescimento surgiram à necessidade dos serviços de infra-estrutura acompanhar essa demanda e beneficiar àqueles munícipes, o que não é o caso desse trecho em específico, conforme relatam os residentes; “aqui malmente chega a coleta de lixo” lamentou um morador.

Em conversa com a população foi relatado que há muito tempo foi solicitado ao poder publico as providencias como calçamento, iluminação, rede de esgoto, visto que há esgotos a céu aberto, gerando riscos à saúde de todos que vivem ali; “Ruas próximas estão calçadas, ainda por cima há ruas que nem moradores têm e já estão calçadas também, não se sabe o porquê do abandono com nossa rua, mas todo ano chega o IPTU, como é que pode pagar por uma coisa que não recebemos?”

A nossa equipe esteve no local e constatou realmente que é preciso ações do poder público para que se tenha a certeza de que o progresso em Barrocas é direito de todos. 


Final de semana movimentado em Valente com mais uma competição de Jeep Cross

Segundo a organização, a prova deste ano vem com uma grande novidade: a Copa Nordeste de 4x4, desta forma, Valente receberá os melhores pilotos de 4x4

Roberto_Cunha_SOS_SERTÃO 
Passados os festejos de São João, as atenções voltam-se para a sétima edição do Jeep Cross de Valente-BA que foi aberta na na sexta-feira,28, e vai até amanhã,30.
A pista,este ano,está sendo no Parque de exposições da cidade, com muito conforto e comodidade para os competidores e publico.
A competição começou em Agosto de 2002, quando foi feito o primeiro Jeep Cross de Valente.Na oportunidade a presença de 32 carros agitou a capital do sisal. De lá para cá, foram mais cinco edições que transformaram Valente em uma cidade conhecida no cenário do automobilismo baiano e nacional.
Segundo a organização, a prova deste ano vem com uma grande novidade: a Copa Nordeste de 4×4, desta forma, Valente receberá os melhores pilotos de 4×4 da região Nordeste do país, com presenças de pilotos de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, com a expectativa de 40 inscritos.
Neste sábado,29,acontece a tradicional Valente Outdoor, prova que tem os moldes de uma gincana, só que a bordo de um veículo 4×4, pois as tarefas passam em locais de difícil acesso, ideal para levar toda família.

Marcha para Jesus gera 28 km de congestionamento em SP

Marcha para Jesus gera 28 km de congestionamento em SP
Foto: Divulgação
A Marcha para Jesus 2013 provoca nesta sábado (29) um congestionamento de 28 quilômetros apenas na Zona Norte de São Paulo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No entanto, o evento já tem reflexos em outras vias da cidade. A organização do evento espera reunir "milhões de pessoas" neste sábado. A Polícia Militar não deve divulgar o número estimado de participantes. O deputado Marco Feliciano (PSC), pastor e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, participa do evento. Em sua conta no Twitter, o congressista publicou foto em que aparece usando uma camiseta com a mensagem "Eu represento vocês". A Marcha começou oficialmente às 10h, mas a concentração na Estação Luz do Metrô teve início antes. A marcha segue até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na zona norte, onde serão realizados shows de música gospel.

Datafolha: popularidade de Dilma despenca para 30% após protestos

 
A primeira pesquisa Datafolha divulgada após os protestos de rua que se espalharam pelo Brasil em junho mostra uma queda vertiginosa na popularidade da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O levantamento, publicado na edição deste sábado (29) do jornal Folha de S. Paulo, aponta que a avaliação positiva do governo despencou 27 pontos percentuais em um período de apenas três semanas.

Segundo os dados do instituto, 30% dos entrevistados avaliaram a administração de Dilma como boa ou ótima. No início do mês, antes das manifestações, esse percentual era de 57%. Enquanto isso, o número de brasileiros que consideram a gestão da presidente como ruim ou péssima subiu de 9% para 25%. O jornal destaca que a queda na popularidade de Dilma é a maior registrada pelo instituto desde que o ex-presidente Fernando Collor caiu 35 pontos, de 71% para 36%, quando confiscou a poupança dos brasileiros em 1990.

Ainda de acordo com o Datafolha, a deterioração da imagem da presidente não se limitou a um único grupo demográfico: a popularidade de Dilma registrou queda de mais de 20 pontos em todas as regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

JUÍZA QUE BLOQUEOU TELEXFREE É AMEAÇADA DE MORTE

A juíza Thaís Khalil, que em 18 de junho determinou a suspensão dos pagamentos da Telexfree, está sendo ameaçada de morte. Segundo o promotor Rodrigo Curti, do Ministério Público do Acre (MP-AC), anônimos também promteram matar os filhos e o marido da juíza.

“Foram ameaças diretas, de morte e sequestro, por e-mail, telefone, Facebook”, diz Curti, do Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-AC, ao Portal  iG .

Um inquérito policial foi aberto ontem (sexta, 28) para apurar os crimes de coação e ameaça. Segundo Curti, as intimidações começaram no início da semana, mas ganharam força nos últimos dias.

A suspeita é que os responsáveis sejam divulgadores da Telexfree que temem perder o dinheiro investido no sistema, considerado uma pirâmide financeira pelo MP-AC.

A Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) emitiu nota de repúdio aos ataques sofridos pela juíza e ressaltou que  “eventual insatisfação com o teor de ato decisório judicial deve ser combatido única e exclusivamente por meio do recurso próprio dirigido ao tribunal competente”.

No dia 18 de junho, a juíza Thaís Khalil aceitou o pedido de liminar e determinou a suspensão dos pagamentos e o cadastramento de novos divulgadores. Os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios administradores da Telexfree, foram bloqueados.

A decisão foi mantida pelo desembargador Samoel Evangelista, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). Os re

Ônibus da Plenna que fazia a linha Salvador/Araci pega fogo na BR-324


Passageiros de um ônibus da empresa Plenna, número de ordem 860, que viajavam de Salvador para Araci tomaram um susto na manhã deste sábado (29), na BR-324, após o veículo pegar fogo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 8h, no km 573 da rodovia, próximo a entrada de São Sebastião do Passé.

Ainda segundo a polícia, o motorista do ônibus parou ao notar um problema elétrico no veículo. Os 20 passageiros desceram do ônibus, que logo depois começou a pegar fogo.

As chamas foram controladas por equipes da PRF e da Via Bahia, concessionária que administra a rodovia. Ninguém se feriu no incidente.

sábado, 29 de junho de 2013

P A R T I C I P E


Secretaria de Cultura oferece programação diversificada para celebrar a Independência da Bahia

No dia Dois de Julho, a Bahia celebra sua maior data cívica, que foi marcada pela luta em prol da Independência do Brasil. A Secretaria Estadual de Cultura/SecultBA, por meio de suas unidades, organizou uma série de ações para celebrar a data. Além da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sedecult), o Instituto do Patrimônio  Artístico Cultural da Bahia (IPAC), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e o Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI) desenvolverão atividades em homenagem ao marco cívico.
Desfile: No dia 02 de julho, o tradicional desfile de filarmônicas e grupos de cultura popular tem início previsto para as 8h, saindo da Lapinha, em direção ao Campo Grande. Serão 13 filarmônicas dos diversos territórios de identidade da Bahia e mais cinco grupos de tradições populares do Recôncavo Baiano participam do desfile com apoio da Funceb. Durante o cortejo o maestro Reginaldo de Xangô, que morreu em 03 de junho de 2013, será homenageado por conta do seu incentivo às manifestações populares da Bahia. No mesmo dia, à tarde, haverá uma saudação ao Caboclo e à Cabocla na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento). O projeto Esperando o Caboclo, coordenado pelo Centro de Culturas Populares Identitárias, recepcionará o cortejo no Largo do Pelourinho, com clarins na Casa 12 e apresentação do IPACORAL, na Casa 10.
Uma extensa programação musical está programada nos largos do Pelourinho, das 14h às 20h.
A tradição dos baianos de decorarem suas casas para celebrar a passagem do cortejo cívico do Dois de Julho ganhará uma premiação especial. O IPAC irá promover, junto com a Fundação Gregório de Matos, Premiação de Decoração de Fachadas dos imóveis inseridos no percurso do Cortejo do Dois de Julho, compreendido da Lapinha até o Terreiro de Jesus.
Campo Grande: De 03 a 05/07, a Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon promoverá a Feira de Livros “Ao Pé do Caboclo”, das 14h30 às 19h, no Largo do Campo Grande, também com a presença da Biblioteca Móvel. Editoras e livreiros estarão presentes, comercializando obras a preços módicos, incluindo publicações da FPC e do IPAC. A Feira também irá ceder espaço para a música popular, com a apresentação do show Três na Folia, com as cantoras Cláudia Cunha, Manuela Rodrigues e Sandra Simões, na terça-feira, dia 03, às 18h, e Dinha Dórea & Banda na quarta, dia 04, às 17h. Também na quinta-feira, 04, às 16h30, o cartunista Maurício Pestana fará o lançamento da revista em quadrinhos ”Dois de Julho, a Bahia na Independência”.
No dia 05, a Volta da Cabocla percorrerá o percurso inverso do cortejo, do Campo Grande à Lapinha, com saída prevista para às 19h e animação do Bandão Verde e Rosa. O desfile contará com a participação de grupos populares e será acompanhado por orquestras, em mais uma homenagem ao maestro Reginaldo de Xangô, que por muitos anos conduziu os festejos à frente da sua orquestra.
Ao longo do mês, nas bibliotecas, museus e centros culturais da SecultBA haverá exposições, visitas guiadas, aulas públicas, oficinas e um seminário internacional sobre as independências na América, destacando a importância das lutas travadas na Bahia e em outras regiões para a conquista da liberdade. Acompanhe toda programação: http://www.fpc.ba.gov.br/2dejulho/ e nas redes sociais.
CORTEJO CÍVICO: Inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Cortejo do Dois de Julho é um bem cultural, elevado à categoria de patrimônio imaterial da Bahia, que reverencia as lutas, fatos, personagens e locais que fizeram parte da trama da Independência do Brasil na Bahia. O Registro do Cortejo foi chancelado pelo Governo do Estado em dezembro de 2006, e retificado em julho de 2009.
O Cortejo percorre lugares que foram palco das lutas pela independência, incluindo o Conjunto Arquitetônico da Soledade, tombado como Patrimônio Material da Bahia desde 1981. O Conjunto foi o mais importante acesso-norte no século XVIII, ligando a zona dos Currais Velhos (Barbalho) à Estrada das Boiadas (Estrada da Liberdade), por onde entraram as tropas brasileiras que consolidaram o movimento libertador.

Meia Maratona Caixa da Bahia tem novos horários de largada; confira as mudanças


Corrida de rua  As inscrições estão abertas para a Meia Maratona Caixa da Bahia, prova marcada para o dia 21 de julho, com largada no Jardim dos Namorados. Para se inscrever, basta acessar o site meiamaratonadabahia.com.br.

O custo é de R$ 80. Participantes acima dos 60 anos pagam R$ 40 e assinantes do jornal CORREIO, R$ 65. Fique ligado, os horários de largada tiveram pequenas alterações: o pelotão de elite masculino e feminino sai às 7h; 7h10 é hora de quem corre a geral da Meia Maratona (21km); os que optaram pelos percursos de 5km e 10km largam às 7h20.

Lembrando que é importante chegar mais cedo ao local de largada para pegar o chip de cronometragem. Os kits serão distribuídos entre os dias 18 e 20 de julho. No seu terceiro ano, a Meia Maratona Caixa da Bahia deve reunir 4 mil atletas amadores e profissionais, contra os 3,5 mil do ano passado.

A prova é realizada quase toda à beira-mar, na orla de Salvador, com a brisa marítima como aliada. É organizada pela Latin Sports em parceria com o CORREIO e já se consolidou no circuito de corridas de rua do Nordeste.

Datafolha: com 30% de aprovação, Dilma tem maior queda desde Collor

Dilma toca caxirola, um dos micos da Copa das Confederações
Foto: RS
A aprovação do governo de Dilma Rousseff caiu 27 pontos percentuais em três semanas, após a explosão de manifestações pelo País. Segundo pesquisa do Insituto Datafolha, divulgada no jornal Folha de S. Paulo deste sábado, atualmente 30% dos brasileiros consideram a gestão da petista boa ou ótima.

 Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%. Autalmente, a maioria avalia o mandato da presidente como regular (43%) e 25% o consideram ruim ou péssimo (ante 9% que deram essa resposta há cerca de um mês).

 Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8. A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada. Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).

 O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima. Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. 

Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%. Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.

Dia do Rock: Se fosse vivo, Raul Seixas faria 68 anos nesta sexta

image Domingo (30) haverá grande celebração para Raul Seixas
O grande herói da história do rock baiano, Raul Seixas, faria 68 anos nesta sexta-feira (28) se estivesse vivo.
Para honrar a memória do Maluco Beleza, foi criado em Salvador o Dia Municipal do Rock, lembrado carinhosamente pelos fãs do cantor e também por quem tem o rock n’ roll como filosofia de vida na capital baiana.

O Dia municipal do Rock foi criado em 1998, após uma longa batalha encampada pela Associação Cultural Clube do Rock (ACCR). Após sancionado o projeto, Salvador se tornou a primeira cidade do Brasil a instituir um dia só para o Rock, passo que foi seguido por diversas outras capitais. Este ano, porém, não há nenhuma comemoração oficial programada para este dia.

Mas como nem tudo está perdido, no próximo domingo (30) haverá uma grande celebração em homenagem a Raul Seixas no Parque da Cidade. O Tributo a Raul Seixas será capitaneado pela banda Arapuka, que desde 2004 se dedica a divulgar o repertório do ídolo. O show começa às 11h e não tem hora para acabar.

Parque da Cidade recebe Tributo a Raul Seixas neste domingo
O Parque da Cidade, no Itaigara, recebe neste domingo (30) o show Tributo a Raul Seixas, com Marcos Clément e Banda Arapuka.

O espetáculo gratuito começa às 11h, no Anfiteatro Dorival Caymmi, e é produzido pela Caderno 2 Produções, com apoio da Prefeitura do Salvador através da Secretaria da Cidade Sustentável, que administra o parque.

O show celebra o mês em que Raul Seixas completaria 68 anos e contará com um repertório composto de releituras das músicas do roqueiro baiano. Formada em 2004 pelos músicos Humberto Tedão e Marcos Clément, a Banda Arapuka tem como proposta principal difundir a obra de Raul, imortalizando as canções do Maluco Beleza e apresentando-as aos novos fãs, que não tiveram a oportunidade de presenciar um show do artista.

"Baião de Nóis" homenageia Gonzagão

'Baião de Nóis' acontece no dia 21 de junho, na Sala principal do Teatro Castro Alves, e faz parte do projeto Cultura em Campo, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) no período da Copa das Confederações.

O espetáculo reúne temáticas próprias nordestinas como: o vaqueiro, o tropeiro, Antônio Conselheiro, os reizados, as novenas, o cancioneiro, o São João, os contadores de causos, narrativas do sertão, o Rio São Francisco, a seca e o retirante, para contar e cantar os vários sertões, prestando também uma homenagem ao Rei do Baião - Luiz Gonzaga, um dos artistas que mais difundiram e defenderam a cultura sertaneja. Presentes no espetáculo, os instrumentos mais marcantes do contexto cultural da música nordestina - sanfona, zabumba, pandeiro, triângulo, violão, viola, flautas, clarinete e baixo - e um coro de três vozes femininas. Como novidade, a inclusão de um naipe de rabecas como forma de abarcar “outros sertões” e de desenvolver diálogos entre as práticas eruditas e populares. A direção musical e arranjos são de João Omar, que concebe um belo espetáculo com grandes músicos: Elomar, Raimundo Sodré, Bule-Bule, Gereba, Roze e Alyson Menezes são alguns nomes confirmados para a apresentação. 

O público baiano e os turistas vão ter a chance de conferir uma programação artística especial no Teatro Castro Alves, com cinco espetáculos divididos em oito apresentações, sendo todas elas a preços populares.

*Os ingressos custam R$ 1,00 e serão vendidos na bilheteria do TCA e SAC's Barra e Iguatemi, a partir do dia 11 de junho. Será obrigatório informar o número do CPF no ato da compra e há um limite de dois ingressos por espetáculo, sendo que cada espectador só terá direito a adquirir entradas para no máximo três espetáculos do projeto Cultura em Campo no TCA.

Serviço
O que
: Baião de Nóis

Onde: Sala principal do teatro Castro Alves, Campo Grande
Quando: 21/06/2013
Horário: 21h
Valor: R$ 1,00

Arraiá das Águas Quentes reuniu mais de 70 mil pessoas e muito forró arrasta pé

Com uma grande estrutura e bandas que valorizaram no repertório o forró arrasta pé, o resultado não podia ser outro: sucesso. É com essa palavra que moradores e visitantes têm resumido o Arraiá das Águas Quentes 2013, que reuniu na praça de eventos em Caldas do Jorro mais de 70 mil pessoas durante os três dias da festa.

Na sexta-feira (21), primeiro dia da festa, a animação ficou por conta das bandas Amor de Cinema, Chico D’Oliveira, Dengo Novo e Índio Fera. No sábado (22), andar pela praça não era tarefa muito fácil. Uma multidão aguardava, com ansiedade, a apresentação do rei do forró, Alcymar Monteiro. E como era de se esperar, ele não decepcionou. Com ritmos quentes e envolventes, o rei colocou toda a festa para dançar ao ritmo de grandes canções. Teve ainda Menina Faceira, Puro Desejo e o tucanense Willian e Banda, grande revelação deste São João.

No domingo (23), quem gosta dos ritmos antigos dançou muito ao som do também tucanense Jurandy da Feira. As bandas Forró do Bom, Zezinho da Ema e Sacode Neném também abrilhantaram o resto da noite. Durante a gravação do programa semanal da Prefeitura, o prefeito de Tucano, Dr. Igor, fez questão de agradecer todas as pessoas envolvidas diretamente na realização do São João, a presença da imprensa local e regional, as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal do município, as secretarias que atuaram para mobilizar a realização do evento, e falou sobre o sucesso da festa. “Nossa avaliação é muito positiva, tivemos um evento de grande porte, um São João maravilhoso, em paz, com uma boa estrutura e com um público lindo que veio disposto a se divertir e deixar este ano marcado na história”, comemorou o prefeito.

Cadeirante se revolta e constrói rampa de acesso em órgão público de MT


 A indignação contra a falta de acessibilidade nas repartições públicas de Juína, a 737 quilômetros da capital Cuiabá, levou o deficiente físico Samuel de Oliveira, 41 anos, a construir uma rampa de acesso ao prédio da Secretaria de Saúde da cidade mato-grossense.




Equipado com um balde de massa de cimento, madeiras e pedras, o homem chegou na entrada da secretaria na tarde dessa segunda-feira (24) e realizou a obra para permitir o acesso de cadeirantes e outros deficientes físicos ao edifício.


Oliveira disse estar cansado de esperar pelo poder público e por isso resolveu fazer a obra com as próprias mãos: “Não aguento mais passar por isso e estou cansado de esperar pelo poder público. Por isso tomei a iniciativa e não quero mais esperar”, disse ele em entrevista ao portal de notícias G1.


Morador de Juína há 31 anos, Oliveira ficou paraplégico em 2006 após tomar um tiro na coluna. Ele encontra dificuldade de acesso aos prédios públicos locais por falta de rampas. Ele vai constantemente à secretaria de Saúde para buscar documentos e assim realizar tratamento médico em Brasília (DF).


Por causa da falta de rampas, o atendimento feito no posto de saúde do bairo é precário: “Somos atendidos pelos médicos do lado de fora, na rua, porque não têm rampa de acesso. É muita humilhação não sermos tratados como pessoas comuns”, desabafou.


Hermes Bergamim, prefeito da cidade, disse estar tomando providências sobre a acessibilidade em Juína e pediu desculpas ao morador pelos constrangimentos: “Estamos colocando a casa em ordem nesses seis meses de gestão. Peço desculpas a todos os deficientes físicos e vamos tomar as devidas providências para que isso não ocorra mais”, afirmou.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Barrocas vai as ruas


FPM-FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS MÊS DE JUNHO DE 2013

Demonstrativo de arrecadação dos municípios da região sisaleira e bacia do jacuípe. Veja quanto seu município recebe no mês de Junho de 2013
FISCALIZE!
SERRINHA –  20.208.904,48
CONCEIÇÃO DO COITE- 13.992.389,22
RIACHÃO DO JACUÍPE –  6225.621,47
BARROCAS – 5.106.941,58
CANDEAL –  2.349.978,22
ICHU –  1.994.169,11
ARACI –  18.774.015,43
TEOFILÂNDIA –  8.433.003,12
ÁGUA FRIA –  5.399.501,03
BIRITINGA –  5.451.461,07
TUCANO –  14.699.441,02
LAMARÃO-  2.695.050,50
SANTA BÁRBARA –  5.091.461,11
RETIROLÂNDIA –  3.273.905,06
VALENTE –  6.031.346,17
SANTA LUZ – 9.500.933,06
QUEIMADAS – 7.417.264,21
EUCLIDES DA CUNHA – 16.147.218,52
PÉ DE SERRA –  4.224.392,21
CAPELA DO ALTO ALEGRE –  3.312.708,21
SERRA PRETA –  4.719.828,67
NOVA FÁTIMA –  2.258.652,17
TANQUINHO -   2.027.351,72
GAVIÃO – 1.646.327,60
SÃO DOMINGOS 2.476.919,79
NORDESTINA- 4.485.509,53